Plano de Curso




DISCIPLINA: GEOGRAFIA AGRÁRIA
CH:60/ CR:4

·         I - Ementa


1. A trajetória da agricultura brasileira; 2. A Geografia Agrária no contexto da Geografia Humana; 3. Tendências teóricas, conceitos e suas consequências nas práticas socioespaciais do meio rural; 4. Procedimentos metodológicos e técnicos na Pesquisa em Geografia Agrária; 5. O espaço agrário e a organização da produção; 6. Relações de trabalho no campo; 7. Movimentos sociais no campo; 8. Interações entre o rural e o urbano; 9. Geografia Agrária, Ambiente e Saúde: consequências para o trabalhador e o consumidor.


Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Humanidades
Departamento de História e Geografia
Curso de Geografia
Profa. Dra. Aline Barboza de Lima

Plano de Curso 2019.1
DISCIPLINA: GEOGRAFIA AGRÁRIA
CH:60/ CR:4

FUNDAMENTOS PARA O ESTUDO EM GEOGRAFIA AGRÁRIA
(CH: 60; CR: 04)

Ementa:
1. A trajetória da agricultura brasileira; 2. A Geografia Agrária no contexto da Geografia Humana; 3. Tendências teóricas, conceitos e suas consequências nas práticas socioespaciais do meio rural; 4. Procedimentos metodológicos e técnicos na Pesquisa em Geografia Agrária; 5. O espaço agrário e a organização da produção; 6. Relações de trabalho no campo; 7. Movimentos sociais no campo; 8. Interações entre o rural e o urbano; 9. Geografia Agrária, Ambiente e Saúde: consequências para o trabalhador e o consumidor.

Objetivo Geral:
Analisar a construção territorial no campo a partir dos processos políticos, sociais e econômicos.

Objetivos Específicos:
- Compreender as questões teórico-conceituais da Geografia Agrária;
- Analisar as teorias e conceitos da Geografia Agrária na compreensão da produção do território, das relações de trabalho e das dinâmicas políticas, econômicas e sociais;
- Estudar os aspectos agrários da formação territorial do Brasil através da avaliação da estrutura fundiária;
- Analisar as características e distribuição da produção agrícola em diferentes escalas;
- Entender os movimentos sociais do campo e sua importância na produção do espaço agrário brasileiro;
- Apreender a relação campo-cidade em suas transformações ao longo do tempo;
- Examinar as saídas desenvolvidas para os impactos sócio-ambientais decorrentes das atividades agrícolas;
- Estudar as transformações recentes no âmbito das atividades agrárias, seus dilemas e contradições.

UNIDADE I: CONCEITOS E TEMAS DA GEORAFIA AGRÁRIA
1.      Conceitos e abordagens da Geografia Agrária;
2.      A agricultura no feudalismo;
3.      A transição da agricultura no feudalismo para o capitalismo;
4.      A agricultura no capitalismo;
5.      A renda da terra;
UNIDADE II: TERRA E SOCIEDADE
6.      Revolução agrária e reforma agrária;
7.      Reforma Agrária no Brasil;
8.      Lutas camponesas e movimentos sociais no campo;
9.      Agricultura no Nordeste do Brasil.
UNIDADE III:  A INDUSTRIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA
10.  Produção agrícola do café e a mão-de-obra europeia;
11.  Relação campo-cidade;
12.  Revolução verde e a modernização do campo;
13.  A mundialização do capital na agricultura.
UNIDADE IV: O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
14.  A educação do campo;
15.  Indicadores da educação nas áreas rurais;
16.  Temas e possibilidades no ensino de geografia agrária;

17.  Desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de temáticas agrárias no ensino fundamental e médio;

METODOLOGIA


A metodologia utilizada para a realização das aulas será construída a partir de leitura e discussão de textos selecionados referente às temáticas da disciplina. A atividade de leitura e debate tem como objetivo facilitar a compreensão de elementos conceituais e teóricos e habilitar o discente para o domínio dos conteúdos estudados. A atividade de escrita será estimulada como metodologia de estudo através da produção textual de fichamentos, resumos, resenhas e relatórios. As aulas serão construídas com auxílio de recursos didáticos pré-selecionados, de forma a desenvolver a capacidade de pensamento crítico-reflexivo do discente. O trabalho de campo constitui-se como ferramenta metodológica necessária para estimular o discente a perceber e compreender a realidade que o cerca.


AVALIAÇÕES

O desempenho dos discentes será avaliado através de acompanhamento do aproveitamento acadêmico na disciplina, considerando para tanto as atividades realizadas pelo discente, a participação nos debates de textos, a frequência as aulas, a pontualidade, a realização dos exercícios de verificação ou reposição, a realização de relatório de campo, bem como as demais atividades referentes ao cumprimento do programa da disciplina.

BIBLIOGRAFIA 
ANDRADE, Manuel Correia. A terra e o homem no nordeste. 5.ed., São Paulo:Atlas, 1995.
__________. Lutas camponesas no nordeste. 2. ed. - São Paulo : Ática, 1987.
MARTINS, José de. O cativeiro da terra. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
MOREIRA, Emília; TARGINO, Ivan. Capítulos de Geografia Agrária da Paraíba. João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB. 1997, 332p.
OLIVEIRA, A U. de. Modo de produção capitalista, agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur Edições, 2007. Disponível em < http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Valeria/Pdf/Livro_ari.pdf>

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRADE, Manuel Correia de. Agricultura e capitalismo. São Paulo: Liv. Ed. de Ciências Humanas, 1979.
IANNI, Octavio. Origens agrárias do Estado Brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1984. 255p.
PRADO Jr., Caio A questão agrária no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1981.
KAUSTKY, K. A Questão Agrária. São Paulo: Proposta Editorial,1982.
LUXEMBURGO, Rosa. Imperialismo e acumulação de capital. Lisboa: Edições 70, 1972. 346p.
MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1981.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (2001) “A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e Reforma Agrária”, in: Estudos Avançados, IEA/USP São Paulo, v. 15, n. 43, p. 185-206.

_________ . Geografia Agrária: perspectivas no início do Século XXI. In: Oliveira, A. U.; Marques (Org.). O Campo no Século XXI. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra/Casa Amarela, 2004.

RAYMOND, Williams. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Cia. das Letras, 1989. 439 p.

SANTOS, José Tavares. Revoluções camponesas na America Latina. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1985. 286p. : mapa; (Coleção América Latina).

WOLF, Eric R. Sociedades camponesas. 2.ed.- Rio de Janeiro: Zahar, 1976. 150p.

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