DISCIPLINA: GEOGRAFIA AGRÁRIA
CH:60/ CR:4
· I - Ementa
1. A trajetória da agricultura brasileira; 2. A Geografia Agrária no contexto da Geografia Humana; 3. Tendências teóricas, conceitos e suas consequências nas práticas socioespaciais do meio rural; 4. Procedimentos metodológicos e técnicos na Pesquisa em Geografia Agrária; 5. O espaço agrário e a organização da produção; 6. Relações de trabalho no campo; 7. Movimentos sociais no campo; 8. Interações entre o rural e o urbano; 9. Geografia Agrária, Ambiente e Saúde: consequências para o trabalhador e o consumidor.
Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Humanidades
Departamento de História e Geografia
Curso de Geografia
Profa. Dra. Aline Barboza de Lima
Plano de Curso 2019.1
DISCIPLINA: GEOGRAFIA AGRÁRIA
CH:60/ CR:4
FUNDAMENTOS PARA O ESTUDO EM GEOGRAFIA
AGRÁRIA
(CH: 60; CR: 04)
Ementa:
1. A trajetória da agricultura
brasileira; 2. A Geografia Agrária no contexto da Geografia Humana; 3.
Tendências teóricas, conceitos e suas consequências nas práticas socioespaciais
do meio rural; 4. Procedimentos metodológicos e técnicos na Pesquisa em
Geografia Agrária; 5. O espaço agrário e a organização da produção; 6. Relações
de trabalho no campo; 7. Movimentos sociais no campo; 8. Interações entre o
rural e o urbano; 9. Geografia Agrária, Ambiente e Saúde: consequências para o
trabalhador e o consumidor.
Objetivo Geral:
Analisar a construção territorial no campo
a partir dos processos políticos, sociais e econômicos.
Objetivos
Específicos:
- Compreender as questões
teórico-conceituais da Geografia Agrária;
- Analisar as teorias e conceitos da
Geografia Agrária na compreensão da produção do território, das relações de
trabalho e das dinâmicas políticas, econômicas e sociais;
- Estudar os aspectos agrários da formação
territorial do Brasil através da avaliação da estrutura fundiária;
- Analisar as características e
distribuição da produção agrícola em diferentes escalas;
- Entender os movimentos sociais do campo
e sua importância na produção do espaço agrário brasileiro;
- Apreender a relação campo-cidade em suas
transformações ao longo do tempo;
- Examinar as saídas desenvolvidas para os
impactos sócio-ambientais decorrentes das atividades agrícolas;
- Estudar as transformações recentes no
âmbito das atividades agrárias, seus dilemas e contradições.
UNIDADE
I: CONCEITOS E TEMAS DA GEORAFIA AGRÁRIA
1. Conceitos
e abordagens da Geografia Agrária;
2. A
agricultura no feudalismo;
3. A
transição da agricultura no feudalismo para o capitalismo;
4. A
agricultura no capitalismo;
5. A
renda da terra;
UNIDADE
II: TERRA E SOCIEDADE
6. Revolução
agrária e reforma agrária;
7. Reforma
Agrária no Brasil;
8. Lutas
camponesas e movimentos sociais no campo;
9. Agricultura
no Nordeste do Brasil.
UNIDADE
III: A INDUSTRIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA
10. Produção
agrícola do café e a mão-de-obra europeia;
11. Relação
campo-cidade;
12. Revolução
verde e a modernização do campo;
13. A
mundialização do capital na agricultura.
UNIDADE
IV: O ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA
14. A
educação do campo;
15. Indicadores
da educação nas áreas rurais;
16. Temas e
possibilidades no ensino de geografia agrária;
17. Desenvolvimento
de recursos didáticos para o ensino de temáticas agrárias no ensino fundamental
e médio;
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a
realização das aulas será construída a partir de leitura e discussão de textos
selecionados referente às temáticas da disciplina. A atividade de leitura e
debate tem como objetivo facilitar a compreensão de elementos conceituais e
teóricos e habilitar o discente para o domínio dos conteúdos estudados. A
atividade de escrita será estimulada como metodologia de estudo através da
produção textual de fichamentos, resumos, resenhas e relatórios. As aulas serão
construídas com auxílio de recursos didáticos pré-selecionados, de forma a
desenvolver a capacidade de pensamento crítico-reflexivo do discente. O
trabalho de campo constitui-se como ferramenta metodológica necessária para
estimular o discente a perceber e compreender a realidade que o cerca.
AVALIAÇÕES
O desempenho dos discentes será
avaliado através de acompanhamento do aproveitamento acadêmico na disciplina,
considerando para tanto as atividades realizadas pelo discente, a participação
nos debates de textos, a frequência as aulas, a pontualidade, a realização dos
exercícios de verificação ou reposição, a realização de relatório de campo, bem
como as demais atividades referentes ao cumprimento do programa da disciplina.
BIBLIOGRAFIA
ANDRADE, Manuel Correia. A terra e
o homem no nordeste. 5.ed., São Paulo:Atlas, 1995.
__________. Lutas camponesas no
nordeste. 2. ed. - São Paulo : Ática, 1987.
MARTINS, José de. O cativeiro da
terra. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
MOREIRA, Emília; TARGINO, Ivan. Capítulos de Geografia Agrária da Paraíba.
João Pessoa: Ed. Universitária da UFPB. 1997, 332p.
OLIVEIRA, A U. de. Modo de
produção capitalista, agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: Labur
Edições, 2007. Disponível em <
http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Valeria/Pdf/Livro_ari.pdf>
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRADE, Manuel Correia de. Agricultura
e capitalismo. São Paulo: Liv. Ed. de Ciências Humanas, 1979.
IANNI, Octavio. Origens agrárias
do Estado Brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1984. 255p.
PRADO Jr., Caio A questão agrária
no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1981.
KAUSTKY, K. A Questão Agrária.
São Paulo: Proposta Editorial,1982.
LUXEMBURGO, Rosa. Imperialismo e acumulação de capital. Lisboa: Edições 70, 1972.
346p.
MARTINS, José de Souza. Os
camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1981.
OLIVEIRA,
Ariovaldo Umbelino (2001) “A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos
sociais, conflitos e Reforma Agrária”, in: Estudos
Avançados, IEA/USP São Paulo, v. 15, n. 43, p. 185-206.
_________ . Geografia
Agrária: perspectivas no início do Século XXI. In: Oliveira, A. U.; Marques
(Org.). O Campo no Século XXI. 1ª
ed. São Paulo: Paz e Terra/Casa Amarela, 2004.
RAYMOND,
Williams. O campo e a cidade: na
história e na literatura. São Paulo: Cia. das Letras, 1989. 439 p.
SANTOS, José
Tavares. Revoluções camponesas na
America Latina. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1985. 286p. : mapa; (Coleção
América Latina).
WOLF, Eric R. Sociedades camponesas. 2.ed.- Rio de
Janeiro: Zahar, 1976. 150p.
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